Problemas periodontais na gravidez

Quando a mulher engravida, em especial pela primeira vez, é um momento de grandes aprendizados e descobertas. A lista de cuidados é grande, para que tudo ocorra dentro da normalidade. Você sabia que a saúde bucal está incluída nela? Porém, nem tudo é como falam. É verdade que dentes e gengivas merecem uma atenção especial nesse momento, mas também existem muitas histórias que merecem ser desmistificadas, pois só geram preocupação desnecessária.

É PRECISO TER UM ACOMPANHAMENTO COM O DENTISTA DURANTE A GRAVIDEZ?

Verdade. O pré-natal é uma etapa conhecida na gravidez. Desde o início da gestação, esse acompanhamento visa ter informações sobre a saúde e bem-estar do bebê. Outro cuidado importante é manter visitas trimestrais ao dentista. Assim, o dentista pode avaliar, orientar e evitar as possíveis inflamações, doenças gengivais e cáries.

TODAS AS GRÁVIDAS APRESENTAM PROBLEMAS PERIODONTAIS?

Mito. Muitas grávidas se queixam de inflamações e aparecimento de doenças periodontais. O quadro acaba deixando uma preocupação, pois pode ocasionar em um parto prematuro, abaixo de 37 semanas. Esse cenário é influenciado pelo organismo da gestante, que fica mais vulnerável nesse período, especialmente devido às alterações hormonais que traz uma maior vascularização gengival.

O ESCURECIMENTO DOS DENTES REALMENTE ACONTECE NA GRAVIDEZ?

Mito. Muitas pessoas são levadas a acreditar que o escurecimento dos dentes pode acontecer durante a gestação. Esse processo pode estar ligado à idade e aos hábitos de cada pessoa, como, por exemplo, o consumo de cigarros, café e má higiene oral.