O que pode causar a perda de um implante?

O implante dental é uma ótima alternativa para quem perdeu um ou mais dentes, mas é preciso ter em mente que seus novos dentes também precisam de cuidados

O que pode causar a perda de um implante?
A principal causa para isso é a peri-implantite, uma infecção que acomete o tecido em volta do implante.

O QUE É A PERI-IMPLANTITE?
  • A peri-implantite é uma patologia infecciosa que acontece ao redor do implante e que pode afetar tanto a mucosa quanto a estrutura óssea em torno dele. É importante ter bastante e atenção e cuidado com esse quadro, porque se não houver o tratamento correto a tempo, pode haver a perda do implante.
O QUE PODE CAUSAR UMA PERI-IMPLANTITE E OS PRIMEIROS SINTOMAS:
  • A peri-implantite normalmente pode estar relacionada a fatores como a má higienização bucal, o tabagismo ou até a algum histórico de periodontite do paciente. Atenção e cuidado são as palavras-chaves para identificar se o paciente está ou não com peri-implantite, já que em muitos casos ela se inicia sem sinais de dor. O primeiro sinal costuma ser o que chamamos de mucosite, sendo uma inflamação dos tecidos da mucosa ao redor do implante, podendo sangrar e ter um pequeno edema na região. Além disso, o tratamento é fundamental para evitar que a doença evolua para estrutura óssea e, consequentemente, comprometa a osseointegração.
ROTINA DE HIGIENE BUCAL E ACOMPANHAMENTO ODONTOLÓGICO:
  • Para que a reabilitação com implantes seja um sucesso, o paciente precisa colaborar. Investir em uma excelente higiene bucal, controles periódicos supervisionado pelo cirurgião-dentista é fundamental para o sucesso do tratamento.