ALIMENTOS CARIOGÊNICOS: O QUE SÃO E COMO ELES PODEM AFETAR A SUA SAÚDE BUCAL?

Além da má higiene bucal, os alimentos também podem ajudar na formaçãos de cáries. Conheça todos eles!

Da dor de dente à perda dentária: a cárie é uma doença bucal que pode provocar vários incômodos. Muitas vezes o próprio paciente pode estar contribuindo para a formação desse problema. Além da má higiene bucal ou a ausência desse cuidado, outro motivo que influencia na formação de cáries é a ingestão de alimentos cariogênicos.

Você sabe quais são eles?

ALIMENTAÇÃO X CÁRIE: ENTENDA O QUE É TER UMA DIETA CARIOGÊNICA

Seu sorriso é o que você come. Por isso, uma alimentação rica em açúcares e carboidratos, principalmente a sacarose, pode favorecer (e muito) a formação das cáries. Mas por que isso acontece? Na verdade, esses alimentos são responsáveis por um combustível extra para as bactérias produzirem os ácidos que levam à desmineralização dentária, motivando nas lesões de cárie.

Essas bactérias, que já vivem na sua boca, usam os açúcares vindos dessa alimentação para formar uma acidez. Quando não escovamos os dentes direito e não removemos a placa bacteriana, esse processo se desenvolve cada vez mais, danificando os dentes com o passar do tempo.

3 CATEGORIAS DE ALIMENTOS CARIOGÊNICOS QUE PREJUDICAM OS SEUS DENTES

1. Glicose

São as verdadeiras bombas cariogênicas. Eles estão presentes em várias guloseimas e até em alimentos salgados que qualquer pessoa adora. São eles:

– Biscoitos recheados;
– Chocolate;
– Achocolatados;
– Balas;
– Chicletes.
– Batata;
– Arroz;
– Mandioca.
  1. Sacarose

É o tipo mais famoso, que serve para adoçar o café. Mas também pode ser encontrado em alguns alimentos:

– Cana-de-açúcar;
– Mel;
– Raízes de beterraba.
  1. Frutose

Está presente naturalmente nas frutas e, embora pareça mais saudável que os outros, não podemos abusar.

– Refrigerante;
– Sucos de caixinha;

É PROIBIDO COMER ESSES ALIMENTOS?

Claro que não. Você pode saborear esses alimentos de vez em quando. A dica aqui é não abusar! Tente seguir uma dieta equilibrada durante a semana e aproveite para comer as guloseimas a cada 15 dias. Deste jeito, além de manter o seu organismo saudável, evitando doenças como o diabetes, você também previne a formação de cáries e outras doenças provocadas pelo acúmulo da placa bacteriana, como o tártaro, a gengivite e periodontite.

E não esqueça: após todas as refeições, principalmente depois da sobremesa, faça a sua higiene bucal com escova, fio dental e enxaguante. Esse é o principal cuidado para prevenir a formação de cáries.