A ansiedade para ter um sorriso todo alinhado é grande, e muitas pessoas podem achar o tratamento ortodôntico um pouco demorado, mas existem algumas coisas que você pode estar fazendo que atrasam o tempo do seu tratamento. Listamos algumas dessas coisas! ⬇️

1. DESCUIDAR DA HIGIENE BUCAL
Manter uma boa higiene bucal diminui a chance de passar por tratamentos odontológicos, como restaurações por causa da cárie, além de garantir dentes limpos e gengivas saudáveis. Utilizar escovas apropriadas, como a interdental, e o fio dental para remover o acumulo de placas dos dentes e bráquetes é o ideal para te auxiliar nos cuidados com a higiene.

2. QUEBRAR OS BRÁQUETES DO APARELHO ORTODÔNTICO
Os aparelhos fixos não costumam quebrar com muita facilidade, mas uma das principais causas para isso é consumir alimentos duros. Além disso, alimentos duros e pegajosos, como balas, pipoca e amendoim, podem ficar presos nos bráquetes e atrapalhar todo o processo de higienização, resultando em um atraso no tratamento ortodôntico. Por isso, é importante colaborar e evitar esses alimentos durante um tempo.

3. FALTAR ÀS CONSULTAS DE MANUTENÇÃO
Ao iniciar seu tratamento ortodôntico você precisa ter em mente que as consultas de rotina são fundamentais para determinar a duração do tratamento. Nessas consultas o dentista realiza os ajustes necessários para que o aparelho funcione corretamente. Então evite faltar nas consultas e seguir sempre as orientações do seu ortodontista para não atrasar o seu tratamento ortodôntico.