COMO O ESTRESSE INFLUENCIA NA SAÚDE BUCAL?

Como o estresse influencia na saúde bucal?

O excesso de compromissos e a falta de tempo da vida moderna são uma porta de entrada para o estresse que, além causar alteração do humor, falta de disposição, hipertensão, queda da imunidade e depressão, também, pode afetar a saúde bucal, seja por influenciar o comportamento ou por afetar o estado biológico.

A saúde bucal pode ser afetada no âmbito comportamental, quando o desânimo e a tensão emocional causada pelo estresse, faz com que a pessoa mude seus hábitos de forma negativa: negligenciando a higiene bucal, aumentando o consumo de álcool e adquirindo outros vícios, como o tabagismo, por exemplo.

Já no âmbito biológico, pode haver aumento da produção de cortisol e adrenalina, que são responsáveis por regular, entre outras funções, o metabolismo e o sistema imunológico. Isso ocorre porque o estresse faz com que o cérebro acione o sistema nervoso simpático, que regula esses hormônios, fazendo com que o organismo fique mais vulnerável a inflamações, infecções, ao aparecimento de aftas e doenças periodontais.

Além disso, a tensão emocional também pode acarretar o bruxismo (ranger dos dentes, que causa o desgaste dos mesmos e origina dores intensas de ouvido e de cabeça), disfunção na articulação temporomandibular (DTM), danos ao tecido gengival e ao osso mandibular.

Como evitar os males causados pelo estresse?

Tratar o estresse é tão importante quanto à saúde bucal. Por isso, além de não negligenciar a higiene bucal e fazer um acompanhamento com o dentista, deve-se realizar um acompanhamento com um psiquiatra e/ou psicólogo, para tratar a origem do problema.

Adquirir bons hábitos no dia a dia, que melhorem a qualidade de vida, também é fundamental. Entre eles estão:

  • Ter uma alimentação saudável e nutritiva;
  • Praticar exercícios físicos;
  • Evitar alimentos ou situações que sejam estimulantes, no período da noite, para dormir melhor;
  • Dedicar um tempo a você e realizar atividades que lhe proporcionem prazer;
  • Conviver com outras pessoas e se afastar da solidão.